sábado, 4 de abril de 2009

Sua Pesquisa:Espaço Geográfico

Espaço geográfico

O espaço geográfico é o espaço construído e transformado pelo Homem. É o espaço das sociedades ou a dimensão espacial do social - ou ainda o modo pelo qual as sociedades estabelecem as distâncias que separam seus componentes (indivíduos, unidades produtivas, Estados, recursos, etc.). O espaço geográfico contém elementos "naturais" (rios, planaltos, planícies e etc.) e artificiais (casas, avenidas, pontes, etc.).

Uma vez que o espaço geográfico é ocupado e organizado pelas sociedades humanas, é poligênico - e, para seu entendimento, é necessário o estudo de cada formação histórico-social.


A fase atual da história da humanidade é marcada por mudanças no espaço geografico,denominado por alguns autores como "meio técnico-cientifíco".Nos paises subdesenvolvidos,essa nova onda provocou aumento do número de desemprego nas cidades...

O Espaço Geográfico

A forma de espaço distingue um tempo de outro. “O espaço surge na história da organização pelo homem à relação com seu meio.”

O primeiro espaço acontece com o domínio sobre o fogo e sobre a agricultura. Com o fogo ele aprende a controlar o meio, ou seja, passa a modificar o espaço que encontra. Com a agricultura o homem dá uma outra arrumação a natureza. A natureza é o fator de integração. Cria divisões territoriais. Da combinação fogo e agricultura surge os primeiros grupos de povoamento humano, isto é, ele passa a ser sedentário.

Em busca da produtividade o homem adota a seletividade onde ele seleciona as espécies úteis ao espaço e discrimina as inúteis. Assim o homem vai modificando a paisagem natural, o meio que encontrou. Aqui ainda é o clima (o meio) que determina o gênero. Os pastores vivem nas estepes, os agricultores desmatam florestas para produzir arroz, trigo, sorgo e outras culturas. Em determinada região com determinado clima, relevo e vegetação surgem orientações de produção diferentes. No deserto utilizasse o camelo, por exemplo, mas estes modos de vida associados a um determinado gênero avançam sobre um e outro.

As três formas de gênero de vida que as distinguia na organização pré-agrícolas (caçadores/coletores e pescadores, pastores e agricultores) se complementam e se integram, mas ainda existem grupos que se dedicam especialmente a um dos gêneros e isso causa diferenças econômicas (o gênero agrícola e pastoril rende mais). Aos poucos cada civilização cria sua paisagem depois de um longo curso de ensaio e ambientalização. Muitas vezes certos grupos experimentam e criam uma cultura numa região mais migram para fixa-la em outra. A civilização se implanta quando a uma completa identidade com o território escolhido.

“Os Oásis das montanhas e planaltos secos da Ásia Central são os núcleos históricos. Foi daí que os grupos humanos desceram para o leste e para oeste, com suas culturas domesticadas para, depois de longas fases de tentativas de enraizamento territorial, experimentando aqui e fixando ali, acabaram por construir no lado oriental, a civilização chinesa, e, no lado ocidental, a civilização helênica, as matrizes formadoras respectivamente da civilização asiática e da civilização européia.” - O tempo e a forma (Ruy Moreira)

Os cultivos e a criação são os veículos da civilização. O cultivo e a criação de um determinado produto ao se expandir leva a civilização de um lugar para outro. Os princípios da cultura humana então são determinadas pelo espaço, pelo habitat.

0 comentários: